ALTERAÇÃO DE MORADA NO CARTÃO DO CIDADÃO:

Quando:

Sempre que um nacional português residente na área de jurisdição deste Vice-Consulado (Rio Grande do Sul) mude de endereço, essa alteração deverá ser comunicada ao Vice-Consulado, para atualização de seus documentos.

Obs.: A alteração de morada NÃO deve ser solicitada quando o Cartão de Cidadão já estiver vencido ou a vencer. Nesses casos, a melhor opção é solicitar a emissão de um novo Cartão e apresentar o comprovante de residência com o novo endereço.

 

Como:

Comprovante de residência no Estado do Grande do Sul ( apresentar os 3 ( três ) últimos comprovantes, que poderá ser contas de água, luz, telefone, internet residêncial ou tv a cabo, que deverá ser, obrigatoriamente em nome do(a) interessado(a) ou do( a ) cônjuge. Não aceitamos comprovantes em nome de outras pessoas ou declarações/atestado de outras pessoas. Os menores de 18 anos, deverão apresentar esses comprovantes em nome de um dos pais.

Alteração da morada em casa através da internet. Precisará ter cartão de Cidadão, leitor de cartões compatível, software para utilização do cartão, PIN de autenticação do Cartão de Cidadão, PIN de morada e Registo prévio no Portal do Cidadão.   Mais informações em https://www.portaldocidadao.pt/web/instituto-dos-registos-e-do-notariado/cartao-de-cidadao-alteracao-de-morada 

 

Alteração da morada no Vice-Consulado. Precisará ter:

  • Cartão de Cidadão;

  • PIN de autenticação do Cartão de Cidadão;

  • PIN de morada.

  • Comprovante da morada atual,

 

Se não tiver os PIN’s terá de proceder à renovação do Cartão de Cidadão.

Nota: No caso de menores de 12 anos ou de cidadãos que necessitem de tutela ou curatela, estes devem encontrar-se acompanhados pelo responsável, devidamente identificado.

 

Após esta tramitação no Consulado, deverá aguardar o envio da carta referente à alteração solicitada para a sua nova residência, pelos serviços em Portugal, e voltar a comparecer ao Consulado somente após o recebimento da mesma, sem necessidade de agendamento. Deverá apresentar essa carta, além do Cartão de Cidadão e da Carta PIN, pois somente mediante a apresentação dos 3 documentos será possível confirmar a nova morada.

Atenção: Não é permitido a terceiros fazer a alteração de morada, devendo o titular do cartão de cidadão comparecer pessoalmente ao Consulado. No caso do titular ser menor de idade, deve comparecer acompanhado do representante legal.

Custo

FORMAS DE PAGAMENTO:

 Dinheiro, cheque ou cartão de débito (todos os cartões, salvo Banricompras e Hipercard),  ao balcão do Vice-Consulado.

© 2023 by FinancialServices. All rights reserved.