Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre





visitante n.º
ATENÇÃO: Este site será descontinuado em breve, acesse o novo site em: https://portoalegre.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/​
​
​
​
​
​
BEM-VINDO AO PORTAL DO
VICE-CONSULADO DE PORTUGAL EM PORTO ALEGRE
​
Atendimento ao público: Das 9:00 às 13:00 h ( Presencial para informações ) - De Segunda a Sexta-Feira
​
Informações por telefone: Telefone: 051 - 3061-5767 - Das 14:30 h às 16:00 h de segunda-feira a quinta-feira.
​
Informa-se que deve estar presente, 10 minutos antes do horário agendado. Fique ciente de que se
comparecer depois do horário que foi agendado, não será atendido, devido ao tempo disponibilizado
para cada atendimento.
​​
​
Informações / Dúvidas Por E-Mail: portoalegre@mne.pt: ​
​
​-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para retirada do passaporte português ou do cartão do cidadão, é das 9 ás 11:30 h.
Informa-se que é obrigatório fazer o agendamento para a
realização dos serviços abaixo indicados.
Agradecemos que não façam agendamentos para a mesma
pessoa em vários dias. É apenas um horário por pessoa
e para cada serviço solicitado.
​
SE NÃO FOR POSSÍVEL COMPARECER NO DIA AGENDADO, PEDIMOS QUE ENTRE NOVAMENTE
NA AGENDA ONDE REALIZOU O AGENDAMENTO E FAÇA O CANCELAMENTO DO REFERIDO
HORÁRIO e DEVERÁ TER A SENHA QUE FOI RECEBIDA POR E-MAIL.
​
SOLICITAMOS QUE AO AGENDAR E ANTES DE COMPARECER A ESTE
VICE-CONSULADO, FAÇA VERIFICAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
PARA O SEU ATENDIMENTO, POIS SE TROUXER OS DOCUMENTOS ERRADOS,
E AGENDAR NO LUGAR ERRADO, TERÁ QUE FAZER, OBRIGATORIAMENTE, UM NOVO AGENDAMENTO.
​
Informamos que o agendamento é gratuito, se alguém ou alguma empresa quiser cobrar pelo agendamento,
NÃO EFETUEM O PAGAMENTO.
​
Somente é cobrado na hora e dentro das instalações deste Vice-Consulado os emolumentos/serviços realizados.
​
Visitar Portugal
Portugal é um país amigo, seguro, de clima ameno e com boa comida, ideal para passear com a família. tem entre as suas principais atrações a cultura, a gastronomia e os vinhos, as praias, o golfe, a história, a variedade das paisagens, e sobretudo, a hospitalidade do povo português, um povo afável, aberto e sincero.
​
Requisitos para viajar:
Se pretende viajar até Portugal a turismo, saiba que nos termos da legislação em vigor, os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em Portugal, por um período de 90 dias, por semestre, nos casos de:
​
-
Fins Artísticos
-
Culturais
-
Científicos
-
Empresariais
-
Jornalístico
-
Desportivo ( períodos curtos )
-
Congressos
-
Turístico
​
Nota: Este prazo poderá ser prorrogado em Portugal, mediante autorização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - SEF, não podendo a prorrogação ultrapassar 90 dias.
​
Para qualquer outra situação é exigido visto aos cidadãos brasileiros, pelo que deverá indicar-nos a que fim se destina a vossa deslocação a Portugal.
Caso seja uma viagem de turismo precisa levar consigo:
​
-
- Passaporte com validade superior a 3 meses além do período de permanência em Portugal;
-
- Passagens de ida e volta;
-
- Comprovante de alojamento (reserva de hotel, albergue, pensão, pousada), se for ficar na casa de um amigo ou familiar, este deverá fornecer uma carta convite e comparecer no aeroporto;
-
- Comprovante de meios financeiros para suportar a estada ( 75,00 euros por cada entrada em território nacional acrescidos de 40,00 euros por dia de permanência e por pessoa ); (*)
-
- Obrigatório o seguro de saúde/viagem, mas se for beneficiário do INSS, poderá solicitar gratuitamente, no Ministério da Saúde o impresso modelo PB4 (Av. Borges de Medeiros, 536 – Sala 901 - 9º. Andar – Porto Alegre - Fone: 32132000 – Ramal 2032 ). Deve ser apresentado em Portugal no Centro de Saúde da área onde a pessoa está domiciliada, mesmo que temporariamente OU
-
Seguro de saúde internacional - Trazer e cópia simples e legível do seguro de viagem internacional, com cobertura mínima de 30.000 euros ( independentemente da duração da estada ) e que permita cobrir as despesas necessárias por razões médicas, incluindo assistência médica e hospitalar urgente, e eventual repatriamento em caso de óbito.
-
- Sobre vacinas, deverá obrigatoriamente contactar um Posto de Saúde de sua residência e solicitar informações sobre a necessidade ou não de alguma vacina para sair do Brasil.
-
(*) Nota – O comprovante de meios financeiros ( em dinheiro, “Travelers cheques” ou cartões de crédito internacional, levando a última factura paga ) poderão ser dispensados, caso seja apresentado um termo de responsabilidade ( emitido pelo SEF – Serviços de Estrangeiros e Fronteiras ) ou uma carta convite emitido por cidadão português ou por estrangeiro habilitado com título de residência, autorização de permanência, que garanta a alimentação e o alojamento do interessado durante a sua estada, sem prejuízo da possibilidade de recurso a outros meios de prova.
-
Pode ser recusada a entrada em Portugal, pelas autoridades fronteiriças portuguesas, aos estrangeiros que não cumpram os requisitos acima referidos.
- Portugal não está mais exigindo os testes para Covid-19.
- Mas, recomendamos que leve a carteira de vacinação da Covid-19.
- Recomendamos também que entrem em contato com a empresa aérea se está exigindo algum tipo de protocolo para a Covid-19 ou outra
doença/moléstia.
- Sobre outras vacinas, deverá contactar um Posto de Saúde ( no Brasil ) e obter as informações sobre a necessidade ou não de alguma vacina para sair do
Brasil.
- Portugal não está exigindo vacinas.
- Para a medicação de uso contínuo, o médico deverá fazer um laudo/prescrição médica descrevendo a moléstia/doença e descrever a medicação e
quantidade. Se levar algum medicamento, deverá levar a procedência, a nota fiscal por exemplo.
​
-
Menor de 18 anos ( sujeito ao exercício do poder paternal ou incapaz ), deve ser apresentada a respectiva autorização assinada pelos pais e com firma ( assinatura ) reconhecida em tabelionato. E também deverá ter um responsável em Portugal.
​
​
​​
-
Se for a Portugal a convite de anfitrião ( familiar/amigo/entidade ) que lhe vai dar hospedagem e/ou alimentação durante a sua permanência lá deverá levar um termo de responsabilidade, num destes modelos, assinado pelo seu anfitrião e certificado por entidade competente como a seguir explicado.
​
O Termo de Responsabilidade depois de preenchido pelo seu anfitrião, deverá ser por ele/a apresentado (juntamente com os comprovativos de meios de subsistência e condições de alojamento dele/a junto de um notário, advogado ou solicitador em Portugal e por essa autoridade certificado. Após a certificação, deverá ser enviado a você, acompanhado de um comprovativo de que o anfitrião é cidadão português ou residente legal em Portugal - com título de residência, autorização de permanência, visto de trabalho, estudo, estada temporária, válidos). Depois você deverá apresentar essa declaração e comprovativo no controlo de fronteira, no momento da entrada em território português.
Viagem de menores:
​
Autorização de viagem de menores brasileiros ( e menores estrangeiros residentes no Brasil ) ao exterior: consulte aqui
​
Autorização de viagem de menores portugueses ao estrangeiro: consulte aqui
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​​
