Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre





visitante n.º
ATENÇÃO: Este site será descontinuado em breve, acesse o novo site em: https://portoalegre.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/​
​
​
​
​
​
BEM-VINDO AO PORTAL DO
VICE-CONSULADO DE PORTUGAL EM PORTO ALEGRE
​
Atendimento ao público: Das 9:00 às 13:00 h ( Presencial para informações ) - De Segunda a Sexta-Feira
​
Informações por telefone: Telefone: 051 - 3061-5767 - Das 14:30 h às 16:00 h de segunda-feira a quinta-feira.
​
Informa-se que deve estar presente, 10 minutos antes do horário agendado. Fique ciente de que se
comparecer depois do horário que foi agendado, não será atendido, devido ao tempo disponibilizado
para cada atendimento.
​​
​
Informações / Dúvidas Por E-Mail: portoalegre@mne.pt: ​
​
​-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para retirada do passaporte português ou do cartão do cidadão, é das 9 ás 11:30 h.
Informa-se que é obrigatório fazer o agendamento para a
realização dos serviços abaixo indicados.
Agradecemos que não façam agendamentos para a mesma
pessoa em vários dias. É apenas um horário por pessoa
e para cada serviço solicitado.
​
SE NÃO FOR POSSÍVEL COMPARECER NO DIA AGENDADO, PEDIMOS QUE ENTRE NOVAMENTE
NA AGENDA ONDE REALIZOU O AGENDAMENTO E FAÇA O CANCELAMENTO DO REFERIDO
HORÁRIO e DEVERÁ TER A SENHA QUE FOI RECEBIDA POR E-MAIL.
​
SOLICITAMOS QUE AO AGENDAR E ANTES DE COMPARECER A ESTE
VICE-CONSULADO, FAÇA VERIFICAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
PARA O SEU ATENDIMENTO, POIS SE TROUXER OS DOCUMENTOS ERRADOS,
E AGENDAR NO LUGAR ERRADO, TERÁ QUE FAZER, OBRIGATORIAMENTE, UM NOVO AGENDAMENTO.
​
Informamos que o agendamento é gratuito, se alguém ou alguma empresa quiser cobrar pelo agendamento,
NÃO EFETUEM O PAGAMENTO.
​
Somente é cobrado na hora e dentro das instalações deste Vice-Consulado os emolumentos/serviços realizados.
​
SERVIÇO MILITAR:
Recenseamento militar:
Na sequência da implementação da Medida 148 do Programa Simplex o recenseamento militar a partir de 2009 é automático, pelo que em Janeiro do ano em que completem 18 anos os cidadãos portugueses não precisam de se deslocar aos postos consulares para esse efeito, mantendo-se, no entanto, os demais deveres militares.
Prestação de serviço militar:
Em tempo de paz o serviço militar baseia-se no voluntariado, pelo que os cidadãos portugueses poderão servir na Forças Armadas de acordo com as seguintes formas de prestação de serviço efectivo: quadros permanentes, regime de contrato e de voluntariado:
-
Quadros Permanentes: O serviço efectivo nos quadros permanentes corresponde à prestação de serviço pelos cidadãos que, tendo ingressado voluntariamente na carreira militar, se encontrem vinculados às Forças Armadas com carácter de permanência.
-
Regime de Contrato (RC): O serviço efectivo em regime de contrato corresponde à prestação de serviço militar voluntário por um período mínimo de dois e máximo de seis anos, com vista à satisfação das necessidades das Forças Armadas ou ao seu eventual ingresso nos quadros permanentes.
-
Regime de Voluntariado (RV): O serviço efectivo em regime de voluntariado corresponde à prestação de serviço militar voluntário por um período de 12 meses. Constitui a expressão do direito de defesa da Pátria e assenta na adesão voluntária a um vínculo às Forças Armadas com vista à satisfação das suas necessidades.
Dever de comparência ao Dia da Defesa Nacional:
Os cidadãos portugueses por nascimento ou por atribuição, de ambos os sexos, que residem legalmente no estrangeiro com carácter permanente e contínuo, no mínimo há seis meses, contados da data fixada da sua convocação para o cumprimento do Dia da Defesa Nacional, e desde que tenham associada ao seu Cartão do Cidadão ( CC ) uma morada de residência no estrangeiro há mais de 6 meses, encontram-se automaticamente dispensados da comparência ao Dia da Defesa Nacional, não sendo necessário requerer a emissão de qualquer certificado para o pedido de dispensa .
​
Caso contrário, a dispensa ao Dia da Defesa Nacional é solicitada, até 30 dias antes da data para a qual o jovem foi convocado, através de requerimento dirigido ao Director-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar, acompanhado do certificado de residência para fins militares emitido gratuitamente pelo posto consular da sua área de residência, da qual conste a data a partir da qual passou a residir no estrangeiro.
Atenção: Se ainda não tiver Inscrição Consular neste Vice-consulado terá de a promover junto com o pedido de certificado de residência para fins militares. Veja aqui o que precisa para a Inscrição Consular.
Assim, deverá
1º - Verificar para que dia foi convocado - ver aqui (procure na sequência pelo local de nascimento).
Os cidadãos em situação militar irregular são sujeitos à aplicação de coima que varia entre € 249,40 e € 1.247,00, além de ficarem impossibilitados do exercício de função pública enquanto durar tal situação. Caso seu nome não conste dos editais, deverá contactar a Direcção-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar.
2º - Solicitar a este Vice-Consulado (caso resida no Estado do Rio grande do Sul), o seu certificado de residência para fins militares.
​
Documentos:
Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão ou passaporte português válido (se fizer o pedido por correio enviar só cópias);
Comprovante de residência, apresentar o último comprovante, que poderá ser contas de água, luz, telefone, internet, tv a cabo, cartão de crédito, etc, que deverá estar em nome do(a) interessado(a) ou do( a ) cônjuge ou em nome dos pais. Não aceitamos comprovantes em nome de outras pessoas ou declarações/atestado de outras pessoas.
​
Como pedir: O pedido pode ser efectuado pessoalmente ao Balcão do Vice-Consulado, durante o horário de expediente , ou
​
3º - Depois de receber o certificado , preencher o pedido de dispensa de comparência ao Dia da Defesa Naciona (obter minuta aqui) e enviá-lo, acompanhado de toda a documentação referida em 2º e o certificado, para:
Direção-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar
Avenida Ilha da Madeira, nº. 1, 4º.
1400-204, Lisboa, Portugal
Para ter mais informações acerca deste assunto, contate diretamente a Direção-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar através do endereço eletrônico ddn@defesa.pt ou consulte os sites abaixo indicados:
​
​