Estudar em Portugal

 

A maioria das Universidades e Institutos de Ensino Superior portugueses já aceitam as avaliações do ENEM para candidatura de alunos brasileiros aos seus cursos.

 

Pode ainda ir estudar a Portugal por um semestre/ano, para tirar pós-graduação, mestrado ou Doutoramento.

 

Se quer estudar em Portugal comece por ler as informações disponíveis no portal study-research.pt

 

Para poder frequentar um estabelecimento de ensino português também vai precisar de um visto de estudo. Consulte as informações disponíveis aqui

 

Outro documento que o estudante não deve esquecer é o Certificado de Habilitações, que se for emitido no Estado do Rio Grande do Sul terá de ser autenticado pelo Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre. Caso contrário, não será possível ver as suas qualificações reconhecidas em Portugal nem pedir equivalência. Saiba mais

 

O Boletim de Vacinas actualizado é ainda um dos documentos que o cidadão estrangeiro que pretende ter aulas em Portugal deve trazer.

 

Não se esqueça que todos os documentos (certidões/certificados, etc) emitidos por entidades brasileiras que tenha de entregar em Portugal só terão valor depois de serem autenticados por este Vice-Consulado. veja aqui como proceder

 

 

Acesso ao Ensino Superior (licenciatura, mestrado, doutorado, pós-graduação, ...): 

Se pretende frequentar o Ensino Superior, o estudante deve informar-se, igualmente, sobre as provas do Concurso de Acesso à Universidade, à semelhança do que acontece com qualquer aluno português.

Estas provas são realizadas anualmente e sempre em território Português.

 

 

Para mais informações sobre o acesso ao Ensino Superior, pode consultar 

o site da Direção Geral do Ensino Superior e deverá ler o Estatuto de 

Estudante Estrangeiro e o Regulamento de aluno internacional da

Universidade ou Instituto que pretende frequentar.

 

 

Na hora de escolher onde vai estudar pode ainda ser interessante consultar as informações constantes da Direcção-Geral de Estatística sobre os estabelecimentos de ensino disponiveis em Portugal.  aceda aqui

 

 

DÊ AINDA UMA LEITURA NOS FOLHETOS INFORMATIVOS DISPONIVEIS SOBRE EQUIVALÊNCIA DE HABILITAÇÕES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se pretender candidatar-se a uma bolsa de estudo, o estudante deve inteirar-se das hipóteses no seu país de origem, mas também existem diversas instituições que financiam os estudantes estrangeiros a viver em Portugal. Deixamos aqui links para algumas instituições que apoiam a mobilidade de estudantes:

 

 

 

 

Alojamento:

Um bom ambiente de estudo é essencial, por isso o estudante deve confirmar com antecedência todos os assuntos relacionados com o alojamento, tentando também perceber se as condições iniciais se manterão durante todo o período de estadia em Portugal. Há estabelecimentos de ensino superior que dispõem de residências para os estudantes. Neste sentido, a melhor opção é pedir informações junto da universidade ou escola que vai frequentar.

 

O aluno deve ainda ter em atenção que algumas câmaras municipais e instituições não governamentais concedem apoios para o alojamento de discentes. Para além disso, associações de antigos alunos e/ou amigos que se encontrem a estudar em Portugal podem também ser uma grande ajuda. Depois de saber em que Universidade/Faculdade vai estudar, procure no respetivo site os contatos da Associação de estudantes e fale com eles.

 

© 2023 by FinancialServices. All rights reserved.

Tore de Belem - Lisboa.jpg